Estudo da Unidimensionalidade da Escala para Avaliação da Qualidade dos Objetos de Aprendizagem da Área da Saúde (Equalis-OAS)

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17690

  • Título: Estudo da Unidimensionalidade da Escala para Avaliação da Qualidade dos Objetos de Aprendizagem da Área da Saúde (Equalis-OAS)
  • Autor(es): Carolina Sturm Trindade, Sérgio Kakuta Kato, Ana Paula Borngraber Correa, Ylana Elias Rodrigues, Marcelo Rodrigues Gonçalves, Nelson Hauck Filho e Caroline Tozzi Reppold
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 07/06/2022
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1641
  • Código do Recurso: 17690
  • Descrição: No presente estudo foi investigada unidimensionalidade, o funcionamento das categorias de resposta e a fidedignidade para a Equalis-OAS, uma escala Likert, com cinco pontos, escrita em Língua Portuguesa, desenvolvida sob a ótica dos preceitos psicométricos, com vistas a avaliar a Qualidade de Objetos de Aprendizagem da Área da Saúde. O estudo envolveu 1.766 profissionais de saúde, participantes de cursos de educação continuada realizados na modalidade a distância disponibilizados pelo Telessaúde do Rio Grande do Sul (TelessaúdeRS-UFRGS). Os resultados sugerem que, embora a Equalis-OAS tenha seus itens distribuídos em três categorias (Conceitos Intrínsecos; Educacional; Apresentação) a adoção da unidimensionalidade pode ser adotada, sem comprometer a confiabilidade da escala. Além disso, o ponto ?não concordo nem discordo? da Equalis-OAS mostrou ser pouco relevante, sugerindo futuras aplicações com quatro pontos. O cálculo do Rating Scale aponta que os parâmetros de pessoas e itens foram estimados com elevada precisão, indicando evidências de confiabilidade da escala. As análises realizadas abarcando à unidimensionalidade do instrumento, a exclusão de um item e a exclusão do ponto neutro não comprometeram as evidências de validade do instrumento, ou seja, a Equalis-OAS permanece medindo o que se propõe a medir, isto é, a qualidade de objetos de aprendizagem voltados a área da saúde. 
© Canal CECIERJ 2024