Estudo da Unidimensionalidade da Escala para Avaliação da Qualidade dos Objetos de Aprendizagem da Área da Saúde (Equalis-OAS)

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17690

dc.type Text
dc.title Estudo da Unidimensionalidade da Escala para Avaliação da Qualidade dos Objetos de Aprendizagem da Área da Saúde (Equalis-OAS)
dc.description No presente estudo foi investigada unidimensionalidade, o funcionamento das categorias de resposta e a fidedignidade para a Equalis-OAS, uma escala Likert, com cinco pontos, escrita em Língua Portuguesa, desenvolvida sob a ótica dos preceitos psicométricos, com vistas a avaliar a Qualidade de Objetos de Aprendizagem da Área da Saúde. O estudo envolveu 1.766 profissionais de saúde, participantes de cursos de educação continuada realizados na modalidade a distância disponibilizados pelo Telessaúde do Rio Grande do Sul (TelessaúdeRS-UFRGS). Os resultados sugerem que, embora a Equalis-OAS tenha seus itens distribuídos em três categorias (Conceitos Intrínsecos; Educacional; Apresentação) a adoção da unidimensionalidade pode ser adotada, sem comprometer a confiabilidade da escala. Além disso, o ponto ?não concordo nem discordo? da Equalis-OAS mostrou ser pouco relevante, sugerindo futuras aplicações com quatro pontos. O cálculo do Rating Scale aponta que os parâmetros de pessoas e itens foram estimados com elevada precisão, indicando evidências de confiabilidade da escala. As análises realizadas abarcando à unidimensionalidade do instrumento, a exclusão de um item e a exclusão do ponto neutro não comprometeram as evidências de validade do instrumento, ou seja, a Equalis-OAS permanece medindo o que se propõe a medir, isto é, a qualidade de objetos de aprendizagem voltados a área da saúde. 
dc.creator Carolina Sturm Trindade, Sérgio Kakuta Kato, Ana Paula Borngraber Correa, Ylana Elias Rodrigues, Marcelo Rodrigues Gonçalves, Nelson Hauck Filho e Caroline Tozzi Reppold
dc.created 2022-06-07
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17690/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1641
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação a Distância
dc.subject Educação em Saúde
dc.subject Estudos de Validação
dc.subject Teoria de Resposta ao Item
dc.subject Rating Scale
© Canal CECIERJ 2024