Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17690
dc.type | Text |
dc.title | Estudo da Unidimensionalidade da Escala para Avaliação da Qualidade dos Objetos de Aprendizagem da Área da Saúde (Equalis-OAS) |
dc.description | No presente estudo foi investigada unidimensionalidade, o funcionamento das categorias de resposta e a fidedignidade para a Equalis-OAS, uma escala Likert, com cinco pontos, escrita em Língua Portuguesa, desenvolvida sob a ótica dos preceitos psicométricos, com vistas a avaliar a Qualidade de Objetos de Aprendizagem da Área da Saúde. O estudo envolveu 1.766 profissionais de saúde, participantes de cursos de educação continuada realizados na modalidade a distância disponibilizados pelo Telessaúde do Rio Grande do Sul (TelessaúdeRS-UFRGS). Os resultados sugerem que, embora a Equalis-OAS tenha seus itens distribuídos em três categorias (Conceitos Intrínsecos; Educacional; Apresentação) a adoção da unidimensionalidade pode ser adotada, sem comprometer a confiabilidade da escala. Além disso, o ponto ?não concordo nem discordo? da Equalis-OAS mostrou ser pouco relevante, sugerindo futuras aplicações com quatro pontos. O cálculo do Rating Scale aponta que os parâmetros de pessoas e itens foram estimados com elevada precisão, indicando evidências de confiabilidade da escala. As análises realizadas abarcando à unidimensionalidade do instrumento, a exclusão de um item e a exclusão do ponto neutro não comprometeram as evidências de validade do instrumento, ou seja, a Equalis-OAS permanece medindo o que se propõe a medir, isto é, a qualidade de objetos de aprendizagem voltados a área da saúde. |
dc.creator | Carolina Sturm Trindade, Sérgio Kakuta Kato, Ana Paula Borngraber Correa, Ylana Elias Rodrigues, Marcelo Rodrigues Gonçalves, Nelson Hauck Filho e Caroline Tozzi Reppold |
dc.created | 2022-06-07 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17690/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1641 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Educação a Distância |
dc.subject | Educação em Saúde |
dc.subject | Estudos de Validação |
dc.subject | Teoria de Resposta ao Item |
dc.subject | Rating Scale |