Arte-Educação e Ciberespaço: Ponderações sobre o Contexto Pós-moderno

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17694

  • Título: Arte-Educação e Ciberespaço: Ponderações sobre o Contexto Pós-moderno
  • Autor(es): Roney Gusmão
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 29/06/2022
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1651
  • Código do Recurso: 17694
  • Descrição: Entendemos o ciberespaço como arquétipo da vida pós-moderna, tanto porque revela especificidades do comportamento dos sujeitos contemporâneos, como também porque maximiza a desestabilização de referenciais monolíticos legados pela modernidade. Para a arte-educação, a cibercultura se torna fundamental porque evidencia características contextuais desta espetacularização de imagens e seus apelos sensórios, além de contribuir com deslocamentos discursivos pertinentes à desessencialização de códigos estéticos. Interessa-nos interpretar discursos de professores de artes sobre os usos possíveis dos espaços virtuais, tendo como propósito refletir sobre o cenário pandêmico recente e os dilemas postos à prática educativa numa perspectiva pós-moderna. Para tanto, estamos realizando entrevistas com professores de artes do Ensino Médio, tendo em vista compreender os efeitos da realidade remota na abordagem da arte-educação.
© Canal CECIERJ 2024