O Ensino Remoto Emergencial na Pandemia na Percepção dos Estudantes de uma Universidade Pública no Sul do Brasil

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  • Título: O Ensino Remoto Emergencial na Pandemia na Percepção dos Estudantes de uma Universidade Pública no Sul do Brasil
  • Autor(es): Jurandir Peinado, Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna e Francis Kanashiro Meneghetti
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 11/05/2022
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1658
  • Código do Recurso: 17696
  • Descrição: A rápida disseminação e alto potencial de infectividade da Covid-19 levaram o mundo ao estabelecimento de medidas como a suspensão das mais variadas atividades no modelo presencial ? entre elas, o ensino superior. Dada a urgência dessas medidas, inúmeros desafios e obstáculos foram encontrados para a formatação do modelo de Ensino Remoto Emergencial, adotado pelas universidades públicas brasileiras, em substituição ao ensino presencial. Com o objetivo de contribuir com os estudos sobre o tema, o presente artigo buscou analisar as percepções dos estudantes de uma universidade pública brasileira sobre esse modelo, em vigor durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, um questionário foi aplicado aos alunos da universidade, contando com 392 respostas abertas, analisadas qualitativamente e de maneira exploratória. A análise de conteúdo dos dados chegou a seis categorias, que agruparam 65 códigos, compostos por 982 trechos de respostas: aulas online, alunos, professores, qualidade, atividades e ambiente. Resultados do trabalho evidenciam que os alunos sentem-se afetados com a falta de padronização dos modelos de plataformas adotadas, bem como pelos critérios para o desenvolvimento de atividades e avaliações. Além disso, questões relacionadas a dificuldades emocionais e desgaste dos alunos em lidar com o momento também foram relatadas. 
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