Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17696
dc.type | Text |
dc.title | O Ensino Remoto Emergencial na Pandemia na Percepção dos Estudantes de uma Universidade Pública no Sul do Brasil |
dc.description | A rápida disseminação e alto potencial de infectividade da Covid-19 levaram o mundo ao estabelecimento de medidas como a suspensão das mais variadas atividades no modelo presencial ? entre elas, o ensino superior. Dada a urgência dessas medidas, inúmeros desafios e obstáculos foram encontrados para a formatação do modelo de Ensino Remoto Emergencial, adotado pelas universidades públicas brasileiras, em substituição ao ensino presencial. Com o objetivo de contribuir com os estudos sobre o tema, o presente artigo buscou analisar as percepções dos estudantes de uma universidade pública brasileira sobre esse modelo, em vigor durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, um questionário foi aplicado aos alunos da universidade, contando com 392 respostas abertas, analisadas qualitativamente e de maneira exploratória. A análise de conteúdo dos dados chegou a seis categorias, que agruparam 65 códigos, compostos por 982 trechos de respostas: aulas online, alunos, professores, qualidade, atividades e ambiente. Resultados do trabalho evidenciam que os alunos sentem-se afetados com a falta de padronização dos modelos de plataformas adotadas, bem como pelos critérios para o desenvolvimento de atividades e avaliações. Além disso, questões relacionadas a dificuldades emocionais e desgaste dos alunos em lidar com o momento também foram relatadas. |
dc.creator | Jurandir Peinado, Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna e Francis Kanashiro Meneghetti |
dc.created | 2022-05-11 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17696/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1658 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Ensino remoto emergencial |