O Ensino Remoto Emergencial na Pandemia na Percepção dos Estudantes de uma Universidade Pública no Sul do Brasil

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17696

dc.type Text
dc.title O Ensino Remoto Emergencial na Pandemia na Percepção dos Estudantes de uma Universidade Pública no Sul do Brasil
dc.description A rápida disseminação e alto potencial de infectividade da Covid-19 levaram o mundo ao estabelecimento de medidas como a suspensão das mais variadas atividades no modelo presencial ? entre elas, o ensino superior. Dada a urgência dessas medidas, inúmeros desafios e obstáculos foram encontrados para a formatação do modelo de Ensino Remoto Emergencial, adotado pelas universidades públicas brasileiras, em substituição ao ensino presencial. Com o objetivo de contribuir com os estudos sobre o tema, o presente artigo buscou analisar as percepções dos estudantes de uma universidade pública brasileira sobre esse modelo, em vigor durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, um questionário foi aplicado aos alunos da universidade, contando com 392 respostas abertas, analisadas qualitativamente e de maneira exploratória. A análise de conteúdo dos dados chegou a seis categorias, que agruparam 65 códigos, compostos por 982 trechos de respostas: aulas online, alunos, professores, qualidade, atividades e ambiente. Resultados do trabalho evidenciam que os alunos sentem-se afetados com a falta de padronização dos modelos de plataformas adotadas, bem como pelos critérios para o desenvolvimento de atividades e avaliações. Além disso, questões relacionadas a dificuldades emocionais e desgaste dos alunos em lidar com o momento também foram relatadas. 
dc.creator Jurandir Peinado, Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna e Francis Kanashiro Meneghetti
dc.created 2022-05-11
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17696/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1658
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Ensino remoto emergencial
© Canal CECIERJ 2024