O Ensino Mediado pelo WhatsApp: Reflexões sobre a Prática Docente no Ensino Fundamental

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17702

  • Título: O Ensino Mediado pelo WhatsApp: Reflexões sobre a Prática Docente no Ensino Fundamental
  • Autor(es): Manoel Maria Silva Negrão e Derli Juliano Neuenfeldt
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 22/04/2022
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1672
  • Código do Recurso: 17702
  • Descrição: A pandemia de COVID-19 impôs ao contexto educacional uma grande transformação e um novo modelo de ensino e aprendizagem. Muitos professores se desafiaram em aulas remotas, via aplicativos de mensagens instantâneas, destacando-se o uso do WhatsApp. Por meio desse aplicativo, os professores têm desenvolvido relações de ensino e de aprendizagem, utilizando diversas estratégias, como vídeos, textos multimodais e áudios, que auxiliam nas aulas remotas. Neste cenário, realizamos este estudo, que teve por objetivo, conhecer e analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, que ocorreu pelo celular, através do aplicativo de mensagens WhatsApp. A pesquisa é de natureza qualitativa, com a utilização de entrevista semiestruturada e observações sistemáticas de aulas remotas, durante uma semana do mês de agosto de 2021. O estudo ocorreu em uma Escola Pública Municipal em Santana, no Amapá, Brasil. Os resultados das análises realizadas apontam que o ensino desenvolvido nessa turma, no período de pandemia, por meio do WhatsApp, é promissor em relação às práticas pedagógicas remotas desempenhadas pelo professor, entretanto, carece de outros estudos e outras reflexões sobre a temática.
© Canal CECIERJ 2024