O Ensino Mediado pelo WhatsApp: Reflexões sobre a Prática Docente no Ensino Fundamental

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17702

dc.type Text
dc.title O Ensino Mediado pelo WhatsApp: Reflexões sobre a Prática Docente no Ensino Fundamental
dc.description A pandemia de COVID-19 impôs ao contexto educacional uma grande transformação e um novo modelo de ensino e aprendizagem. Muitos professores se desafiaram em aulas remotas, via aplicativos de mensagens instantâneas, destacando-se o uso do WhatsApp. Por meio desse aplicativo, os professores têm desenvolvido relações de ensino e de aprendizagem, utilizando diversas estratégias, como vídeos, textos multimodais e áudios, que auxiliam nas aulas remotas. Neste cenário, realizamos este estudo, que teve por objetivo, conhecer e analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, que ocorreu pelo celular, através do aplicativo de mensagens WhatsApp. A pesquisa é de natureza qualitativa, com a utilização de entrevista semiestruturada e observações sistemáticas de aulas remotas, durante uma semana do mês de agosto de 2021. O estudo ocorreu em uma Escola Pública Municipal em Santana, no Amapá, Brasil. Os resultados das análises realizadas apontam que o ensino desenvolvido nessa turma, no período de pandemia, por meio do WhatsApp, é promissor em relação às práticas pedagógicas remotas desempenhadas pelo professor, entretanto, carece de outros estudos e outras reflexões sobre a temática.
dc.creator Manoel Maria Silva Negrão e Derli Juliano Neuenfeldt
dc.created 2022-04-22
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17702/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1672
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Ensino
dc.subject Práticas Docentes
dc.subject Tecnologias Digitais
dc.subject WhatsApp
© Canal CECIERJ 2024