Ensino Remoto: um Panorama do Uso das Tecnologias Digitais na Perspectiva de Graduandos da Rede Privada

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17707

  • Título: Ensino Remoto: um Panorama do Uso das Tecnologias Digitais na Perspectiva de Graduandos da Rede Privada
  • Autor(es): Tarliz Liao, Andréa Thees, Ingrid Lane dos Santos Galvão e Sônia Regina Mincov de Almeida
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 11/07/2022
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1701
  • Código do Recurso: 17707
  • Descrição: Com o cenário atual determinando a implementação aligeirada do ensino online, o uso efetivo das tecnologias digitais surge como uma alternativa às práticas pedagógicas presenciais. Neste contexto, este trabalho visa analisaras perspectivas discentes quanto às aulas remotas, a utilização das tecnologias digitais por seus professores, por si próprios e, ainda, os impactos dessa utilização em seu processo de aprendizado e apropriação de conhecimento. Para isso, foi investigado um grupo de 34 graduandos da rede privada do Rio de Janeiro, em uma abordagem metodológica quali-quantitativa. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário online. Como resultado da análise dos dados coletados, foi possível traçar um panorama do que vem ocorrendo a partir dessa nova contingência educacional, mostrando que algumas das demandas foram (im)postas aos docentes de forma abrupta e sem formação prévia.
© Canal CECIERJ 2024