Efeito da Pandemia no Estágio Supervisionado e a Oportunidade para Propostas de Atividades Alternativas

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17711

  • Título: Efeito da Pandemia no Estágio Supervisionado e a Oportunidade para Propostas de Atividades Alternativas
  • Autor(es): Ana Rangel, Cosme Cesar Senra e Wagner Ladislau Rique Ferreira
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 29/08/2022
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1707
  • Código do Recurso: 17711
  • Descrição: O Estágio Supervisionado é, diferentemente de outras disciplinas, uma atividade realizada presencialmente na escola parceira da instituição de ensino onde o licenciando cursa sua graduação. Um dos objetivos, o principal deles, é a ambientação desse aluno, futuro professor, no complexo espaço físico da formação escolar, microcosmo da sociedade. A vivência nesse ambiente sempre foi considerada de grande poder formador. No entanto, durante a pandemia do Novo Coronavírus, e diante do fechamento das escolas devido ao risco de contaminação de alunos, professores, funcionários e demais atores dessa comunidade, foi necessário pensar-se em mudanças. Sendo assim, a Coordenação das Disciplinas Pedagógicas das Licenciaturas viu-se obrigada a adaptar e estágio supervisionado para o ambiente remoto, com o objetivo de evitar a postergação da preparação do licenciando para sua futura atuação no magistério. Além disso, a crescente demanda por profissionais docentes com vivência em tecnologias de apoio à educação apresentou-se como oportunidade de produção de conteúdo formador para estes novos ingressantes na carreira. Desse modo, foram propostas e realizadas atividades, como fóruns, entrevistas, análise de livros, gravação de videoaulas etc., que proporcionaram ganho formativo e diferencial aos alunos.
© Canal CECIERJ 2024