Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17711
dc.type | Text |
dc.title | Efeito da Pandemia no Estágio Supervisionado e a Oportunidade para Propostas de Atividades Alternativas |
dc.description | O Estágio Supervisionado é, diferentemente de outras disciplinas, uma atividade realizada presencialmente na escola parceira da instituição de ensino onde o licenciando cursa sua graduação. Um dos objetivos, o principal deles, é a ambientação desse aluno, futuro professor, no complexo espaço físico da formação escolar, microcosmo da sociedade. A vivência nesse ambiente sempre foi considerada de grande poder formador. No entanto, durante a pandemia do Novo Coronavírus, e diante do fechamento das escolas devido ao risco de contaminação de alunos, professores, funcionários e demais atores dessa comunidade, foi necessário pensar-se em mudanças. Sendo assim, a Coordenação das Disciplinas Pedagógicas das Licenciaturas viu-se obrigada a adaptar e estágio supervisionado para o ambiente remoto, com o objetivo de evitar a postergação da preparação do licenciando para sua futura atuação no magistério. Além disso, a crescente demanda por profissionais docentes com vivência em tecnologias de apoio à educação apresentou-se como oportunidade de produção de conteúdo formador para estes novos ingressantes na carreira. Desse modo, foram propostas e realizadas atividades, como fóruns, entrevistas, análise de livros, gravação de videoaulas etc., que proporcionaram ganho formativo e diferencial aos alunos. |
dc.creator | Ana Rangel, Cosme Cesar Senra e Wagner Ladislau Rique Ferreira |
dc.created | 2022-08-29 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17711/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1707 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Estágio |