‘Panapaná’: a Metamorfose de uma Pesquisa com os Cotidianos da Educação Museal na/com a Cibercultura

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17734

  • Título: ‘Panapaná’: a Metamorfose de uma Pesquisa com os Cotidianos da Educação Museal na/com a Cibercultura
  • Autor(es): Frieda Maria Marti
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 08/09/2022
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1894
  • Código do Recurso: 17734
  • Descrição: Este artigo tem como objetivo narrar e discutir uma experiência vivenciada no/com o Instagram e seus praticantes durante nossa pesquisa de Doutorado que buscou compreender a Educação Museal na/com a cibercultura. A experiência aqui narrada dialoga com as bases teórico-metodológicas da pesquisa com os cotidianos e da ciberpesquisa-formação. Narrativas e imagens de usuários publicadas abertamente no Instagram se configuraram como nossos personagens conceituais que nos ajudaram a compreender as operações de usuários e as múltiplas tessituras de ?conhecimentossignificações?, de expressões e manifestações das experimentações, significações e vivências dos praticantes culturais nos/com o museu, modificando consideravelmente os modos de ?fazerpensar? nossa pesquisa e atuação como educadora museal em formação nas com as redes sociais digitais da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (SAE/MN).
© Canal CECIERJ 2024