A Gamificação como Alternativa Didática na Aprendizagem de Conceitos Matemáticos nos Anos Iniciais Durante a Pandemia da Covid-19

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  • Título: A Gamificação como Alternativa Didática na Aprendizagem de Conceitos Matemáticos nos Anos Iniciais Durante a Pandemia da Covid-19
  • Autor(es): Krishna Campos, Dirce Aparecida Foletto de Moraes e Diene Eire de Méllo
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 23/09/2022
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1904
  • Código do Recurso: 17735
  • Descrição: O objetivo deste estudo é investigar as contribuições da gamificação enquanto alternativa didática na aprendizagem de conceitos matemáticos durante o período pandêmico. A metodologia deste trabalho está apoiada na abordagem qualitativa, com princípios da pesquisa-intervenção organizada em três etapas: mapeamento do perfil da turma e das necessidades; planejamento e execução da gamificação e avaliação da atividade gamificada no aprendizado de conceitos matemáticos. O público-alvo foi constituído por uma turma de 25 estudantes do 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública no interior do Paraná. Os resultados indicam que a atividade gamificada favoreceu a aprendizagem de conceitos matemáticos na medida em que possibilitou a participação ativa e o engajamento dos estudantes por meio de uma experiência lúdica, juntamente com a possibilidade de fornecer feedbacks instantâneos, a avaliação constante e as mediações necessárias. Ainda, que a atividade gamificada se constituiu como uma tarefa desafiadora, a qual provocou várias formas de operação mental e o interesse dos estudantes em realizar questões matemáticas via ensino remoto.
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