A Gamificação como Alternativa Didática na Aprendizagem de Conceitos Matemáticos nos Anos Iniciais Durante a Pandemia da Covid-19

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17735

dc.type Text
dc.title A Gamificação como Alternativa Didática na Aprendizagem de Conceitos Matemáticos nos Anos Iniciais Durante a Pandemia da Covid-19
dc.description O objetivo deste estudo é investigar as contribuições da gamificação enquanto alternativa didática na aprendizagem de conceitos matemáticos durante o período pandêmico. A metodologia deste trabalho está apoiada na abordagem qualitativa, com princípios da pesquisa-intervenção organizada em três etapas: mapeamento do perfil da turma e das necessidades; planejamento e execução da gamificação e avaliação da atividade gamificada no aprendizado de conceitos matemáticos. O público-alvo foi constituído por uma turma de 25 estudantes do 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública no interior do Paraná. Os resultados indicam que a atividade gamificada favoreceu a aprendizagem de conceitos matemáticos na medida em que possibilitou a participação ativa e o engajamento dos estudantes por meio de uma experiência lúdica, juntamente com a possibilidade de fornecer feedbacks instantâneos, a avaliação constante e as mediações necessárias. Ainda, que a atividade gamificada se constituiu como uma tarefa desafiadora, a qual provocou várias formas de operação mental e o interesse dos estudantes em realizar questões matemáticas via ensino remoto.
dc.creator Krishna Campos, Dirce Aparecida Foletto de Moraes e Diene Eire de Méllo
dc.created 2022-09-23
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17735/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1904
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Gamificação
dc.subject Matemática
dc.subject Didática
dc.subject Aprendizagem
dc.subject Ensino Remoto
© Canal CECIERJ 2024