Práticas Pedagógicas no Ensino Remoto nos Cotidianos Escolares em Tempos de Pandemia

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17984

dc.type Text
dc.title Práticas Pedagógicas no Ensino Remoto nos Cotidianos Escolares em Tempos de Pandemia
dc.description As práticas pedagógicas no ensino remoto nos cotidianos escolares em tempos de pandemiapossibilitaram que estudantes e professores/as vivenciassem diferentes experiências com os usosde artefatos tecnoculturais. Desse modo, o objetivo deste artigo consiste em problematizarexperiências e práticas pedagógicas realizadas com a disciplina de Geografia nas séries finais doEnsino Fundamental, envolvendo a escola, comunidade e o uso de drone para a preservação dos manguezais, bem como em uma turma de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Geografia de uma universidade federal. Nossos aportes teóricos e metodológicos são os estudos com os cotidianos e a pesquisa narrativa com narrativas ficcionais. Na primeira parteapresentaremos as práticas pedagógicas do projeto olharpassarinho, que utiliza drone e outros artefatos tecnoculturais, possibilitando a criação de outros olhares e de redes de diálogos entre cotidianos escolares, comunidade, problemáticas ambientais locais, educação on-line, preservação de manguezais e educação ambiental. Na segunda parte, abordaremos os processos de aprenderensinar com a graduação a partir do ciclo de rodas de conversas realizadas pelo projeto Narradores da maré sobre experiências do ensino de Geografia e do Estágio Supervisionado, organizado por uma turma de estudantes com a participação de professores/as de escolas de ensino formal e de escolas do campo, quilombola, indígena, em sistema carcerário e da Educação de Jovens e Adultos. A partir das experiências com o ensino remoto, foi possível fortalecer os princípios éticos e políticos com o diálogo amoroso, exercitando uma educação como prática de liberdade.
dc.creator Soler Gonzalez e Fledson Silva Faria
dc.created 2023-05-16
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17984/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1938
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação ambiental política
© Canal CECIERJ 2024