Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17984
dc.type | Text |
dc.title | Práticas Pedagógicas no Ensino Remoto nos Cotidianos Escolares em Tempos de Pandemia |
dc.description | As práticas pedagógicas no ensino remoto nos cotidianos escolares em tempos de pandemiapossibilitaram que estudantes e professores/as vivenciassem diferentes experiências com os usosde artefatos tecnoculturais. Desse modo, o objetivo deste artigo consiste em problematizarexperiências e práticas pedagógicas realizadas com a disciplina de Geografia nas séries finais doEnsino Fundamental, envolvendo a escola, comunidade e o uso de drone para a preservação dos manguezais, bem como em uma turma de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Geografia de uma universidade federal. Nossos aportes teóricos e metodológicos são os estudos com os cotidianos e a pesquisa narrativa com narrativas ficcionais. Na primeira parteapresentaremos as práticas pedagógicas do projeto olharpassarinho, que utiliza drone e outros artefatos tecnoculturais, possibilitando a criação de outros olhares e de redes de diálogos entre cotidianos escolares, comunidade, problemáticas ambientais locais, educação on-line, preservação de manguezais e educação ambiental. Na segunda parte, abordaremos os processos de aprenderensinar com a graduação a partir do ciclo de rodas de conversas realizadas pelo projeto Narradores da maré sobre experiências do ensino de Geografia e do Estágio Supervisionado, organizado por uma turma de estudantes com a participação de professores/as de escolas de ensino formal e de escolas do campo, quilombola, indígena, em sistema carcerário e da Educação de Jovens e Adultos. A partir das experiências com o ensino remoto, foi possível fortalecer os princípios éticos e políticos com o diálogo amoroso, exercitando uma educação como prática de liberdade. |
dc.creator | Soler Gonzalez e Fledson Silva Faria |
dc.created | 2023-05-16 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17984/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1938 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Educação ambiental política |