A Formação do Pedagogo na Modalidade a Distância: Reconfigurações em Tempos de Pandemia

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17987

  • Título: A Formação do Pedagogo na Modalidade a Distância: Reconfigurações em Tempos de Pandemia
  • Autor(es): Karina Marcon e Lidiane Goedert
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 06/04/2023
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1942
  • Código do Recurso: 17987
  • Descrição: Este artigo socializa os dados de uma pesquisa diagnóstica realizada com estudantes e equipe docente (professores e tutores) do curso de Pedagogia na modalidade a distância do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEAD/UDESC), desenvolvida por meio de um questionário online tipo survey que teve a finalidade de identificar o acesso às tecnologias digitais de rede e à internet pelos estudantes e equipe docente do curso, para organizar e retomar as atividades de ensino que haviam sido interrompidas em função da Pandemia de Covid-19. Nesse sentido, enquanto gestão do curso de Pedagogia, buscamos mapear o acesso à infraestrutura tecnológica e levantar as dificuldades encontradas por eles neste processo. Sendo assim, neste texto sinalizamos as mudanças implementadas ao longo do ano de 2020, os encaminhamentos para a retomada das atividades de ensino e o acompanhamento realizado ao longo do ano, bem como as considerações da gestão sobre as mudanças ocorridas a partir do diagnóstico realizado. Os resultados evidenciam que a pandemia alterou a rotina de estudos e de outras dimensões do cotidiano das pessoas; apressou processos de inclusão digital; que os agentes educativos do curso de Pedagogia analisado sofreram com dificuldades de acesso à internet, falta de equipamentos ou com um acesso com baixa qualidade de conexão, além de demonstrar a necessidade de formação continuada pelos estudantes e equipe docente do curso.
© Canal CECIERJ 2024