Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17987
dc.type | Text |
dc.title | A Formação do Pedagogo na Modalidade a Distância: Reconfigurações em Tempos de Pandemia |
dc.description | Este artigo socializa os dados de uma pesquisa diagnóstica realizada com estudantes e equipe docente (professores e tutores) do curso de Pedagogia na modalidade a distância do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEAD/UDESC), desenvolvida por meio de um questionário online tipo survey que teve a finalidade de identificar o acesso às tecnologias digitais de rede e à internet pelos estudantes e equipe docente do curso, para organizar e retomar as atividades de ensino que haviam sido interrompidas em função da Pandemia de Covid-19. Nesse sentido, enquanto gestão do curso de Pedagogia, buscamos mapear o acesso à infraestrutura tecnológica e levantar as dificuldades encontradas por eles neste processo. Sendo assim, neste texto sinalizamos as mudanças implementadas ao longo do ano de 2020, os encaminhamentos para a retomada das atividades de ensino e o acompanhamento realizado ao longo do ano, bem como as considerações da gestão sobre as mudanças ocorridas a partir do diagnóstico realizado. Os resultados evidenciam que a pandemia alterou a rotina de estudos e de outras dimensões do cotidiano das pessoas; apressou processos de inclusão digital; que os agentes educativos do curso de Pedagogia analisado sofreram com dificuldades de acesso à internet, falta de equipamentos ou com um acesso com baixa qualidade de conexão, além de demonstrar a necessidade de formação continuada pelos estudantes e equipe docente do curso. |
dc.creator | Karina Marcon e Lidiane Goedert |
dc.created | 2023-04-06 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17987/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1942 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |