Práticas Musicais de Multiletramento Mediadas por Plataformas Digitais: uma Análise Multimodal da Plataforma Digital Yousician

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17990

  • Título: Práticas Musicais de Multiletramento Mediadas por Plataformas Digitais: uma Análise Multimodal da Plataforma Digital Yousician
  • Autor(es): José Magnaldo de Moura Araújo, Eduardo Santos Junqueira e Priscila Barros David
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 04/05/2023
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1953
  • Código do Recurso: 17990
  • Descrição: Este artigo analisa a plataforma digital de aprendizagem musical Yousician, na perspectiva da teoria dos gêneros textuais, segundo Marcuschi (2002) e dos multiletramentos, à luz de Cope e Kalantzis (2009). A ascensão das plataformas digitais tem contribuído para o surgimento de diversos serviços de aprendizagem musical interativo-digital, fazendo-nos refletir sobre as possibilidades existentes nesses ciberespaços de práticas musicais. A partir de uma pesquisa exploratória, os parâmetros de identificação de gêneros no ambiente virtual de Marcuschi (2002) e as categorias de multimodalidade de Cope e Kalantzis (2009) foram utilizados para situar o Yousician como uma plataforma digital para a construção de significados e práticas. Os resultados alcançados permitiram compreender que as práticas de multiletramentos dos usuários do Yousician transgridem as instruções programadas do sistema e articulam outros cibercontextos, para compensar as limitações educacionais, linguísticas, tecnológicas e temporais da plataforma digital. Os resultados também evidenciaram os diferentes papéis assumidos pelos usuários enquanto aprendizes, mediadores e colaboradores na construção de saberes em rede.
© Canal CECIERJ 2024