Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17990
dc.type | Text |
dc.title | Práticas Musicais de Multiletramento Mediadas por Plataformas Digitais: uma Análise Multimodal da Plataforma Digital Yousician |
dc.description | Este artigo analisa a plataforma digital de aprendizagem musical Yousician, na perspectiva da teoria dos gêneros textuais, segundo Marcuschi (2002) e dos multiletramentos, à luz de Cope e Kalantzis (2009). A ascensão das plataformas digitais tem contribuído para o surgimento de diversos serviços de aprendizagem musical interativo-digital, fazendo-nos refletir sobre as possibilidades existentes nesses ciberespaços de práticas musicais. A partir de uma pesquisa exploratória, os parâmetros de identificação de gêneros no ambiente virtual de Marcuschi (2002) e as categorias de multimodalidade de Cope e Kalantzis (2009) foram utilizados para situar o Yousician como uma plataforma digital para a construção de significados e práticas. Os resultados alcançados permitiram compreender que as práticas de multiletramentos dos usuários do Yousician transgridem as instruções programadas do sistema e articulam outros cibercontextos, para compensar as limitações educacionais, linguísticas, tecnológicas e temporais da plataforma digital. Os resultados também evidenciaram os diferentes papéis assumidos pelos usuários enquanto aprendizes, mediadores e colaboradores na construção de saberes em rede. |
dc.creator | José Magnaldo de Moura Araújo, Eduardo Santos Junqueira e Priscila Barros David |
dc.created | 2023-05-04 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17990/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1953 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Plataformas digitais |