O Tutor na Educação à Distância: Revisão de Literatura da ANPED de 2015 a 2021

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  • Título: O Tutor na Educação à Distância: Revisão de Literatura da ANPED de 2015 a 2021
  • Autor(es): Márcia de Souza dos Santos e Juliana Cordeiro Soares Branco
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 30/01/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.1958
  • Código do Recurso: 17992
  • Descrição: O tema deste artigo está embasado no papel do tutor na Educação à Distância (EaD), perpassando pelo Decreto nº 5622, publicado em 2005 e que foi revogado pelo Decreto 9.057, em 2017. Investigou-se o seguinte problema: ?quais são as produções científicas nacionais divulgadas nos trabalhos das últimas quatro reuniões da ANPED, que discorrem a respeito da questão da tutoria em seu escopo e que (não) mencionam o decreto em vigor na época pesquisada, no período compreendido de 2015 a 2021?? O objetivo geral foi analisar a produção acadêmica nacional de artigos publicados nas últimas quatro reuniões nacionais da ANPED (2015-2021) sobre tutoria em EAD que mencionam o Decreto Nº 5.622/2005 e/ou o Decreto Nº 9.057/2017. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa teórica, de natureza descritiva e exploratória, em que foram encontradas quatro produções para compor o corpus da análise de dados. As considerações finais apontam para a falta de clareza entre as nomenclaturas utilizadas em relação ao tutor virtual, bem como a respeito da função destinada a ele, corroborando as afirmativas de que não há um papel definido no seu campo de trabalho, bem como lacunas na determinação legal sobre as suas funções reais.
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