O Tutor na Educação à Distância: Revisão de Literatura da ANPED de 2015 a 2021

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dc.type Text
dc.title O Tutor na Educação à Distância: Revisão de Literatura da ANPED de 2015 a 2021
dc.description O tema deste artigo está embasado no papel do tutor na Educação à Distância (EaD), perpassando pelo Decreto nº 5622, publicado em 2005 e que foi revogado pelo Decreto 9.057, em 2017. Investigou-se o seguinte problema: ?quais são as produções científicas nacionais divulgadas nos trabalhos das últimas quatro reuniões da ANPED, que discorrem a respeito da questão da tutoria em seu escopo e que (não) mencionam o decreto em vigor na época pesquisada, no período compreendido de 2015 a 2021?? O objetivo geral foi analisar a produção acadêmica nacional de artigos publicados nas últimas quatro reuniões nacionais da ANPED (2015-2021) sobre tutoria em EAD que mencionam o Decreto Nº 5.622/2005 e/ou o Decreto Nº 9.057/2017. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa teórica, de natureza descritiva e exploratória, em que foram encontradas quatro produções para compor o corpus da análise de dados. As considerações finais apontam para a falta de clareza entre as nomenclaturas utilizadas em relação ao tutor virtual, bem como a respeito da função destinada a ele, corroborando as afirmativas de que não há um papel definido no seu campo de trabalho, bem como lacunas na determinação legal sobre as suas funções reais.
dc.creator Márcia de Souza dos Santos e Juliana Cordeiro Soares Branco
dc.created 2024-01-30
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17992/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.1958
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação
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