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dc.type | Text |
dc.title | O Tutor na Educação à Distância: Revisão de Literatura da ANPED de 2015 a 2021 |
dc.description | O tema deste artigo está embasado no papel do tutor na Educação à Distância (EaD), perpassando pelo Decreto nº 5622, publicado em 2005 e que foi revogado pelo Decreto 9.057, em 2017. Investigou-se o seguinte problema: ?quais são as produções científicas nacionais divulgadas nos trabalhos das últimas quatro reuniões da ANPED, que discorrem a respeito da questão da tutoria em seu escopo e que (não) mencionam o decreto em vigor na época pesquisada, no período compreendido de 2015 a 2021?? O objetivo geral foi analisar a produção acadêmica nacional de artigos publicados nas últimas quatro reuniões nacionais da ANPED (2015-2021) sobre tutoria em EAD que mencionam o Decreto Nº 5.622/2005 e/ou o Decreto Nº 9.057/2017. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa teórica, de natureza descritiva e exploratória, em que foram encontradas quatro produções para compor o corpus da análise de dados. As considerações finais apontam para a falta de clareza entre as nomenclaturas utilizadas em relação ao tutor virtual, bem como a respeito da função destinada a ele, corroborando as afirmativas de que não há um papel definido no seu campo de trabalho, bem como lacunas na determinação legal sobre as suas funções reais. |
dc.creator | Márcia de Souza dos Santos e Juliana Cordeiro Soares Branco |
dc.created | 2024-01-30 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17992/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.1958 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Educação |