- Título: Percursos Formativos de Professores de Geografia na Modalidade a Distância na UFRN
- Autor(es): Aurinéia Cândida dos Santos, Andréa Karla Ferreira Nunes e Ione Rodrigues Diniz Morais
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 29/05/2023
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1962
- Código do Recurso: 17993
- Descrição: O estudo se delineia pelo fato de que nos últimos anos as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm contribuído para o crescimento da Educação a Distância (EAD). A partir desse cenário, surgiram ações governamentais legais que fortaleceram e impulsionaram a política de formação de professores. Nesse contexto, o artigo expõe a política de formação de professores na modalidade de educação a distância no Brasil e, por fim, entra no objetivo principal do artigo: analisar os itinerários da inserção do Curso de Licenciatura em Geografia (EaD) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A metodologia utilizada foi a realização de pesquisas qualitativas e quantitativas em sites governamentais, periódicos eletrônicos e artigos científicos para construção da fundamentação teórica. Como conclusão do estudo, constatou-se que as bases legais fortaleceram a implementação tecnológica, proporcionando um aumento significativo no número de docentes formados pela UFRN, principalmente devido à capilaridade da oferta de cursos e a relevante conveniência proporcionada pelas TIC para graduandos que se formaram a distância.
© Canal CECIERJ 2024