Utilização das TICs e a Emergencialidade da Implantação do Ensino Remoto durante a Pandemia da Covid-19 em Lauro de Freitas, Bahia

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17999

  • Título: Utilização das TICs e a Emergencialidade da Implantação do Ensino Remoto durante a Pandemia da Covid-19 em Lauro de Freitas, Bahia
  • Autor(es): Sérgio Rômulo Alves dos Santos Junior e José Roberto Cardoso Meireles
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 08/08/2023
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1982
  • Código do Recurso: 17999
  • Descrição: Este artigo analisa, em uma abordagem qualitativa, o uso das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) e a emergencialidade da implantação do ensino remoto na Escola Municipal Itamar de Oliveira Rodrigues (EMIOR), em Lauro de Freitas/BA, tendo em vista a pandemia do novo coronavírus. A coleta de informações foi realizada utilizando-se um questionário disponibilizado via Google Forms e WhatsApp, ao qual 241 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II responderam. Este instrumento foi constituído por trinta questões objetivas versando sobre quatro categorias: (1) acesso à internet, (2) o ensino remoto, (3) aula de ciências e plataformas virtuais e (4) sugestões e críticas. A pandemia de COVID-19 apresentou um contexto emergencial para o uso das TICs nas escolas exigindo mais da internet devido a necessidade do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Observou-se neste estudo que o principal problema melhor efetivação do ERE foi qualidade da internet disponível para os alunos e a falta de dispositivos adequados para acompanhamento das aulas. É possível que este seja um dos fatores que contribuiu os alunos não relatarem maior motivação e confiabilidade no ERE desenvolvido. Aproximadamente metade dos alunos entrevistados não avaliaram positivamente as aulas de ciências com uso das plataformas virtuais. Possivelmente isto decorre da forma abrupta e sem preparo adequado no manejo das TICs que o ERE exigiu tanto de alunos quanto de professores.
© Canal CECIERJ 2024