Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17999
dc.type | Text |
dc.title | Utilização das TICs e a Emergencialidade da Implantação do Ensino Remoto durante a Pandemia da Covid-19 em Lauro de Freitas, Bahia |
dc.description | Este artigo analisa, em uma abordagem qualitativa, o uso das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) e a emergencialidade da implantação do ensino remoto na Escola Municipal Itamar de Oliveira Rodrigues (EMIOR), em Lauro de Freitas/BA, tendo em vista a pandemia do novo coronavírus. A coleta de informações foi realizada utilizando-se um questionário disponibilizado via Google Forms e WhatsApp, ao qual 241 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II responderam. Este instrumento foi constituído por trinta questões objetivas versando sobre quatro categorias: (1) acesso à internet, (2) o ensino remoto, (3) aula de ciências e plataformas virtuais e (4) sugestões e críticas. A pandemia de COVID-19 apresentou um contexto emergencial para o uso das TICs nas escolas exigindo mais da internet devido a necessidade do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Observou-se neste estudo que o principal problema melhor efetivação do ERE foi qualidade da internet disponível para os alunos e a falta de dispositivos adequados para acompanhamento das aulas. É possível que este seja um dos fatores que contribuiu os alunos não relatarem maior motivação e confiabilidade no ERE desenvolvido. Aproximadamente metade dos alunos entrevistados não avaliaram positivamente as aulas de ciências com uso das plataformas virtuais. Possivelmente isto decorre da forma abrupta e sem preparo adequado no manejo das TICs que o ERE exigiu tanto de alunos quanto de professores. |
dc.creator | Sérgio Rômulo Alves dos Santos Junior e José Roberto Cardoso Meireles |
dc.created | 2023-08-08 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17999/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1982 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | TICs |