Percepções de Discentes de uma Universidade Pública sobre o Ensino Remoto e Implicações na Construção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18000

  • Título: Percepções de Discentes de uma Universidade Pública sobre o Ensino Remoto e Implicações na Construção de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Autor(es): Juliana Daniele de Araújo Silva e Tereza Luiza de França
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 20/10/2023
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1984
  • Código do Recurso: 18000
  • Descrição: Este é um estudo descritivo que objetivou analisar as percepções de estudantes de Educação Física sobre a influência do ensino remoto no desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Foi aplicado um questionário on-line com 32 estudantes (53,12% do gênero masculino, idade média de 26,59 ± 5,01 anos, 56,2% com renda mensal de até 2 salários mínimos), onde as respostas foram analisadas e categorizadas para identificar as principais inferências. Os estudantes trouxeram diferentes perspectivas sobre diversos fatores como os principais benefícios e dificuldades da construção do Trabalho de Conclusão de Curso no modelo remoto de ensino, e as interferências do suporte tecnológico e das condições do ambiente domiciliar. Concluiu-se que o ensino remoto diante do distanciamento social foi visto pelo grupo de estudantes como facilitador devido à otimização do tempo, ausência de deslocamentos e facilidade para realizar as coletas, porém, também trouxe dificuldades de comunicação e de acesso às tecnologias. 
© Canal CECIERJ 2024