Educação e Aprendizado no Ensino Remoto Emergencial: um Relato de Caso da Percepção dos Alunos na Pandemia de Covid-19

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  • Título: Educação e Aprendizado no Ensino Remoto Emergencial: um Relato de Caso da Percepção dos Alunos na Pandemia de Covid-19
  • Autor(es): Alyne Cristina Sodré Lima, José Leonilson Abreu da Silva Junior, Lorena Cunha Tavares e Ícaro Rainyer Rodrigues de Castro
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 05/10/2023
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2011
  • Código do Recurso: 18006
  • Descrição:  Objetivou-se com este estudo embasar discussões com base na percepção dos alunos sobre estratégias de ensino, além de considerar aspectos do acesso a tecnologias e ao material alternativo de ensino fornecido aos alunos. Para possibilitar o acesso ao conteúdo letivo previsto, durante a pandemia, foram elaborados cadernos de revisão no primeiro bimestre do ano letivo de 2020, no nível médio técnico. Foram atendidos 135 estudantes, realizou-se a coleta de informações referente às condições de estudo diante do material oferecido pela instituição. Enviamos o questionário via e-mail, WhatsApp e redes sociais. O questionário continha perguntas sobre o acesso a dispositivos eletrônicos/internet, moradia, interação dos alunos com o material, experiências e percepções no novo modelo de repasse de conteúdo, e informações sobre o processo de assimilação. Os dados obtidos foram analisados através de estatística descritiva. Mais de 80% dos entrevistados residiam na zona urbana da cidade e tinham acesso à internet pelo celular próprio. Contudo, apenas 60% estudaram e realizaram as atividades. A maior dificuldade observada foi na execução dos estudos na área técnica e que envolviam cálculos, principalmente devido à ausência do professor. Apesar dos entraves, mais de 65% dos alunos sugeriram a permanência do material. A utilização do caderno de revisão foi uma estratégia de ensino satisfatória para mitigar, de forma emergencial, os prejuízos ocasionados pela suspensão das aulas na modalidade presencial devido à pandemia.
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