Educação e Aprendizado no Ensino Remoto Emergencial: um Relato de Caso da Percepção dos Alunos na Pandemia de Covid-19

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18006

dc.type Text
dc.title Educação e Aprendizado no Ensino Remoto Emergencial: um Relato de Caso da Percepção dos Alunos na Pandemia de Covid-19
dc.description  Objetivou-se com este estudo embasar discussões com base na percepção dos alunos sobre estratégias de ensino, além de considerar aspectos do acesso a tecnologias e ao material alternativo de ensino fornecido aos alunos. Para possibilitar o acesso ao conteúdo letivo previsto, durante a pandemia, foram elaborados cadernos de revisão no primeiro bimestre do ano letivo de 2020, no nível médio técnico. Foram atendidos 135 estudantes, realizou-se a coleta de informações referente às condições de estudo diante do material oferecido pela instituição. Enviamos o questionário via e-mail, WhatsApp e redes sociais. O questionário continha perguntas sobre o acesso a dispositivos eletrônicos/internet, moradia, interação dos alunos com o material, experiências e percepções no novo modelo de repasse de conteúdo, e informações sobre o processo de assimilação. Os dados obtidos foram analisados através de estatística descritiva. Mais de 80% dos entrevistados residiam na zona urbana da cidade e tinham acesso à internet pelo celular próprio. Contudo, apenas 60% estudaram e realizaram as atividades. A maior dificuldade observada foi na execução dos estudos na área técnica e que envolviam cálculos, principalmente devido à ausência do professor. Apesar dos entraves, mais de 65% dos alunos sugeriram a permanência do material. A utilização do caderno de revisão foi uma estratégia de ensino satisfatória para mitigar, de forma emergencial, os prejuízos ocasionados pela suspensão das aulas na modalidade presencial devido à pandemia.
dc.creator Alyne Cristina Sodré Lima, José Leonilson Abreu da Silva Junior, Lorena Cunha Tavares e Ícaro Rainyer Rodrigues de Castro
dc.created 2023-10-05
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18006/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2011
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
© Canal CECIERJ 2025