Ensino-aprendizagem de Língua Espanhola na Modalidade a Distância: um Mapeamento Sistemático de Literatura

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18012

  • Título: Ensino-aprendizagem de Língua Espanhola na Modalidade a Distância: um Mapeamento Sistemático de Literatura
  • Autor(es): Iandra Maria Weirich da Silva Coelho e Wagner Barros Teixeira
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 02/04/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2024
  • Código do Recurso: 18012
  • Descrição:  Neste artigo, apresentamos um panorama atual de pesquisa sobre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Espanhola, na modalidade de Educação a Distância, em contexto educacional brasileiro. Para tanto, realizamos um estudo exploratório, por meio de mapeamento sistemático de literatura, compreendendo a análise de um corpus composto por vinte e cinco estudos, publicados no período de 2013 a 2022. Os resultados obtidos com maior frequência demostram:  uso da Abordagem Comunicativa, tendência para uso de Metodologias Ativas como a Gamificação e a Aprendizagem Baseada em Projetos, predominância da Teoria de Gêneros, da Teoria Sociointeracionista e da perspectiva do Letramento Digital como referenciais mais utilizados, preferência pelo uso do fórum e do Chat como principais ferramentas, do Moodle como plataforma, e aumento significativo no quantitativo de estudos voltados para criação e avaliação de cursos de LE, em EaD, seguidos pelo desenvolvimento da habilidade de produção oral, como problemáticas mais estudadas.
© Canal CECIERJ 2024