Ensino-aprendizagem de Língua Espanhola na Modalidade a Distância: um Mapeamento Sistemático de Literatura

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18012

dc.type Text
dc.title Ensino-aprendizagem de Língua Espanhola na Modalidade a Distância: um Mapeamento Sistemático de Literatura
dc.description  Neste artigo, apresentamos um panorama atual de pesquisa sobre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Espanhola, na modalidade de Educação a Distância, em contexto educacional brasileiro. Para tanto, realizamos um estudo exploratório, por meio de mapeamento sistemático de literatura, compreendendo a análise de um corpus composto por vinte e cinco estudos, publicados no período de 2013 a 2022. Os resultados obtidos com maior frequência demostram:  uso da Abordagem Comunicativa, tendência para uso de Metodologias Ativas como a Gamificação e a Aprendizagem Baseada em Projetos, predominância da Teoria de Gêneros, da Teoria Sociointeracionista e da perspectiva do Letramento Digital como referenciais mais utilizados, preferência pelo uso do fórum e do Chat como principais ferramentas, do Moodle como plataforma, e aumento significativo no quantitativo de estudos voltados para criação e avaliação de cursos de LE, em EaD, seguidos pelo desenvolvimento da habilidade de produção oral, como problemáticas mais estudadas.
dc.creator Iandra Maria Weirich da Silva Coelho e Wagner Barros Teixeira
dc.created 2024-04-02
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18012/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2024
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação a distância
© Canal CECIERJ 2024