Desafios do Ensino Remoto: uma Proposta com mais Cores e Protagonismo Discente

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18017

  • Título: Desafios do Ensino Remoto: uma Proposta com mais Cores e Protagonismo Discente
  • Autor(es): Mickaella M. Martins, Bruce Lorran e Alice Melo Ribeiro
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 16/02/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2037
  • Código do Recurso: 18017
  • Descrição: A Universidade de Brasília (UnB), em decorrência da pandemia de COVID-19, suspendeu suas atividades presenciais e a comunidade acadêmica teve que se adaptar ao ensino remoto. A pandemia nos trouxe mudanças emergentes. Os currículos nas universidades têm sido atravessados ??por novas metodologias, muitas delas inovadoras e que podem perdurar nos próximos anos, afinal, é urgente a necessidade de adaptações para as novas gerações de salas de aula, inclusive promovendo a educação a distância. Este projeto criou, visualmente, materiais mais criativos, de forma a complementar os pré-existentes de uma disciplina da UnB dos cursos de graduação em Ciências Biológicas. Além disso, foram realizadas atividades de revisão da experiência universitária que acolheu e enriqueceu o ensino a distância, com base na metodologia ativa de ensino. Os resultados, além das figuras representativas ao longo do texto, foram a intervenção em materiais didáticos e a criação de dinâmicas e suas aplicações em sala de aula. Um novo modelo de sala de aula capaz de envolver os alunos e convidá-los a agir de forma criativa. A metodologia proposta por este trabalho pode ser aplicada continuamente tanto no ensino a distância quanto no ensino presencial em qualquer disciplina e já vem sendo utilizada no retorno das aulas presenciais na universidade.
© Canal CECIERJ 2024