Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18017
dc.type | Text |
dc.title | Desafios do Ensino Remoto: uma Proposta com mais Cores e Protagonismo Discente |
dc.description | A Universidade de Brasília (UnB), em decorrência da pandemia de COVID-19, suspendeu suas atividades presenciais e a comunidade acadêmica teve que se adaptar ao ensino remoto. A pandemia nos trouxe mudanças emergentes. Os currículos nas universidades têm sido atravessados ??por novas metodologias, muitas delas inovadoras e que podem perdurar nos próximos anos, afinal, é urgente a necessidade de adaptações para as novas gerações de salas de aula, inclusive promovendo a educação a distância. Este projeto criou, visualmente, materiais mais criativos, de forma a complementar os pré-existentes de uma disciplina da UnB dos cursos de graduação em Ciências Biológicas. Além disso, foram realizadas atividades de revisão da experiência universitária que acolheu e enriqueceu o ensino a distância, com base na metodologia ativa de ensino. Os resultados, além das figuras representativas ao longo do texto, foram a intervenção em materiais didáticos e a criação de dinâmicas e suas aplicações em sala de aula. Um novo modelo de sala de aula capaz de envolver os alunos e convidá-los a agir de forma criativa. A metodologia proposta por este trabalho pode ser aplicada continuamente tanto no ensino a distância quanto no ensino presencial em qualquer disciplina e já vem sendo utilizada no retorno das aulas presenciais na universidade. |
dc.creator | Mickaella M. Martins, Bruce Lorran e Alice Melo Ribeiro |
dc.created | 2024-02-16 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18017/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2037 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Ensino remoto |