Estratégias Pedagógicas para a Construção da Competência Socioafetiva Empatia na Educação a Distância

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18018

  • Título: Estratégias Pedagógicas para a Construção da Competência Socioafetiva Empatia na Educação a Distância
  • Autor(es): Ariane Wisnieski de Oliveira, Gabriella Schorn, Karen Priscilla Severo Amaral, Magalí Teresinha Longhi e Patricia Alejandra Behar
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 22/11/2023
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2038
  • Código do Recurso: 18018
  • Descrição: O artigo tem como objetivo verificar a aplicação de estratégias pedagógicas que estejam alinhadas à construção da Competência Socioafetiva Empatia no Ensino Superior de cursos de Educação a Distância. O levantamento teórico foi realizado por meio de publicações sobre o tema e os dados foram coletados por meio de questionário direcionado a professores com perguntas abertas e fechadas, sendo analisado ??por meio da escala likert de concordância. Os resultados foram avaliados seguindo as premissas da análise de conteúdo. Após o recebimento e análise das respostas, constatou-se que há necessidade de avançar em pesquisas que possibilitem ao professor maior conhecimento sobre a construção da Competência Socioafetiva Empatia na Educação a Distância. No entanto, os resultados apontaram que o professor apresenta interesse e preocupação em relação ao assunto, pois está atento às necessidades dos seus alunos, tanto coletiva quanto individualmente. Observa-se também que as estratégias pedagógicas, mesmo não sendo diretamente direcionadas à Competência Socioafetiva Empatia, em muitos casos, cumprem essa função, estabelecendo condições para que os alunos construam conhecimentos, habilidades e atitudes neste sentido.
© Canal CECIERJ 2024