Tendências de Learning Analytics em Moodle: uma Revisão Sistemática

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18024

  • Título: Tendências de Learning Analytics em Moodle: uma Revisão Sistemática
  • Autor(es): Bruno Porto, Dainer Marçal Dias e Vanessa Battestin
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 27/11/2023
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2070
  • Código do Recurso: 18024
  • Descrição: O Learning Analytics é o campo de estudo que utiliza métodos analíticos e tecnologias da informação para coletar, analisar e interpretar dados relacionados ao processo de aprendizagem. A relação entre Learning Analytics e Moodle é bastante significativa. Através do Moodle, é possível coletar uma grande quantidade de dados sobre o envolvimento dos alunos, seu desempenho, interações, entre outros aspectos relevantes. Diante disso, este trabalho apresenta os resultados da Revisão Sistemática da Literatura (SLR), que analisou 24 estudos selecionados nas bases da Abed, IEEE, SBC, ScienceDirect, SCOPUS e SpringerLink. Os resultados mostraram que análise de evasão, desempenho, personalização, autorregulação e conclusão de curso são as principais áreas de pesquisa, evidenciando o uso frequente de dados no Moodle para descoberta de padrões e predições. Destacando-se o potencial para melhorar o rendimento acadêmico, reduzir a evasão escolar, personalizar o ensino, aprimorar a interação e aumentar o engajamento dos alunos.
© Canal CECIERJ 2024