Tendências de Learning Analytics em Moodle: uma Revisão Sistemática

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18024

dc.type Text
dc.title Tendências de Learning Analytics em Moodle: uma Revisão Sistemática
dc.description O Learning Analytics é o campo de estudo que utiliza métodos analíticos e tecnologias da informação para coletar, analisar e interpretar dados relacionados ao processo de aprendizagem. A relação entre Learning Analytics e Moodle é bastante significativa. Através do Moodle, é possível coletar uma grande quantidade de dados sobre o envolvimento dos alunos, seu desempenho, interações, entre outros aspectos relevantes. Diante disso, este trabalho apresenta os resultados da Revisão Sistemática da Literatura (SLR), que analisou 24 estudos selecionados nas bases da Abed, IEEE, SBC, ScienceDirect, SCOPUS e SpringerLink. Os resultados mostraram que análise de evasão, desempenho, personalização, autorregulação e conclusão de curso são as principais áreas de pesquisa, evidenciando o uso frequente de dados no Moodle para descoberta de padrões e predições. Destacando-se o potencial para melhorar o rendimento acadêmico, reduzir a evasão escolar, personalizar o ensino, aprimorar a interação e aumentar o engajamento dos alunos.
dc.creator Bruno Porto, Dainer Marçal Dias e Vanessa Battestin
dc.created 2023-11-27
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18024/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2070
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Learning Analytics
© Canal CECIERJ 2024