Plataforma Aprenda Mais: Educação Pública, Gratuita, Inclusiva, Acessível e de Qualidade

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  • Título: Plataforma Aprenda Mais: Educação Pública, Gratuita, Inclusiva, Acessível e de Qualidade
  • Autor(es): Ursula Maruyama e Júlia Marques Carvalho da Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 19/12/2023
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2079
  • Código do Recurso: 18030
  • Descrição: A implementação e manutenção de plataformas de MOOCs (Massive Open Online Courses) na Rede Federal de EPCT enfrenta diversos desafios, tais como: a infraestrutura tecnológica necessária, a disponibilidade de recursos humanos especializados, a certificação dos cursos oferecidos e a geração de dados para registro no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). O objetivo desta pesquisa é apresentar os registros de desenvolvimento da plataforma de cursos massivos de oferta exclusiva da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Esta pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, utiliza-se de métodos mistos, como a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o estudo de caso. Como objeto de estudo, a Plataforma Aprenda Mais, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), é observada desde a sua concepção, em 2021, até os dias atuais. Embora a oferta de cursos seja restrita à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), a inscrição nos cursos pela Plataforma Aprenda Mais está aberta a todos, ressaltando o propósito da educação pública, gratuita, inclusiva, acessível e de qualidade. Os resultados obtidos sobre inclusão com as mais de um milhão de matrículas na Plataforma Aprenda Mais são apresentados nas considerações finais.
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