A Cultura Visual em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Olhares Docentes e Discentes

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18035

  • Título: A Cultura Visual em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Olhares Docentes e Discentes
  • Autor(es): Bianca Carneiro Ribeiro e Marcelo Sabbatini
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 07/05/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2085
  • Código do Recurso: 18035
  • Descrição: Na Educação a Distância (EaD) a virtualidade e o uso das tecnologias digitais favorecem a aplicação da Cultura Visual para enriquecer a construção de conhecimento e a comunicação. Desta forma, este artigo tem como objetivo investigar a percepção discente e docente em relação ao uso de elementos da Cultura Visual em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) voltados para a graduação a distância. Este estudo contou com a participação de 18 docentes e 58 discentes de oito cursos de graduação a distância de uma instituição pública federal. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado questionário misto, disponibilizado em meio digital.  Nas questões objetivas foram realizadas análises descritivas e aplicados testes estatísticos com o auxílio do software SPSS. Na análise qualitativa das questões subjetivas, os dados foram analisados a partir dos ciclos de codificação de Saldaña. Através das respostas adquiridas, tornou-se viável a condução de análises e reflexões acerca da demanda por potenciais aprimoramentos no processo de ensino-aprendizagem no contexto da EaD, com foco na melhoria da incorporação de elementos oriundos da Cultura Visual evidenciados pelos participantes em três aspectos: na metodologia, na comunicação entre os atores e na organização visual das informações no AVA.
© Canal CECIERJ 2025