A Cultura Visual em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Olhares Docentes e Discentes

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18035

dc.type Text
dc.title A Cultura Visual em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Olhares Docentes e Discentes
dc.description Na Educação a Distância (EaD) a virtualidade e o uso das tecnologias digitais favorecem a aplicação da Cultura Visual para enriquecer a construção de conhecimento e a comunicação. Desta forma, este artigo tem como objetivo investigar a percepção discente e docente em relação ao uso de elementos da Cultura Visual em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) voltados para a graduação a distância. Este estudo contou com a participação de 18 docentes e 58 discentes de oito cursos de graduação a distância de uma instituição pública federal. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado questionário misto, disponibilizado em meio digital.  Nas questões objetivas foram realizadas análises descritivas e aplicados testes estatísticos com o auxílio do software SPSS. Na análise qualitativa das questões subjetivas, os dados foram analisados a partir dos ciclos de codificação de Saldaña. Através das respostas adquiridas, tornou-se viável a condução de análises e reflexões acerca da demanda por potenciais aprimoramentos no processo de ensino-aprendizagem no contexto da EaD, com foco na melhoria da incorporação de elementos oriundos da Cultura Visual evidenciados pelos participantes em três aspectos: na metodologia, na comunicação entre os atores e na organização visual das informações no AVA.
dc.creator Bianca Carneiro Ribeiro e Marcelo Sabbatini
dc.created 2024-05-07
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18035/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2085
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Cultura visual
© Canal CECIERJ 2025