Validação de Tecnologias Educacionais na Área da Saúde: uma Revisão de Escopo

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  • Título: Validação de Tecnologias Educacionais na Área da Saúde: uma Revisão de Escopo
  • Autor(es): Alexandy Michel Dantas Santos, Ezequiel Benigno Resende, Lannuzya Veríssimo e Oliveira, Cícera Renata Diniz Vieira Silva, Rayssa Horacio Lopes, Daniele Vieira Dantas e Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 25/06/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2091
  • Código do Recurso: 18040
  • Descrição:  A tecnologia educacional é reconhecida como uma ferramenta sistemática, planejada e desenvolvida com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizado, porém ela deve ser submetida a um processo de validação prévio ao seu uso prático educacional. O objetivo deste artigo é mapear o processo de validação de tecnologias educacionais na área da saúde. A revisão de escopo utilizando o referencial metodológico do Joanna Brigss Institute, realizou-se em dezembro de 2021 e atualizada em dezembro de 2022 em sete bases de dados revisadas por pares, a partir do acrônimo PCC (População: tecnologias educacionais, Conceito: processos de validação e Contexto: qualquer nível educacional na área da saúde). Foram incluídas nessa revisão uma amostra final de 214 trabalhos que representaram uma predominância de estudos na área de enfermagem (86%), publicados no Brasil (92%) e uso de manuais educativos (43%) como tecnologia educacional, baseando-se na Psicometria de Pasquali (16,2%) como referencial teórico de validação. A crescente validação e uso de tecnologias educacionais na saúde denota a busca por melhorias do processo educacional, todavia identificaram-se falhas no uso de referenciais teóricos para solidificar o rigor metodológico da validação. Sugere-se o aprimoramento na utilização de referenciais teóricos que coadunem com o rigor metodológico necessário ao processo de validação.  
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