Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18040
dc.type | Text |
dc.title | Validação de Tecnologias Educacionais na Área da Saúde: uma Revisão de Escopo |
dc.description | A tecnologia educacional é reconhecida como uma ferramenta sistemática, planejada e desenvolvida com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizado, porém ela deve ser submetida a um processo de validação prévio ao seu uso prático educacional. O objetivo deste artigo é mapear o processo de validação de tecnologias educacionais na área da saúde. A revisão de escopo utilizando o referencial metodológico do Joanna Brigss Institute, realizou-se em dezembro de 2021 e atualizada em dezembro de 2022 em sete bases de dados revisadas por pares, a partir do acrônimo PCC (População: tecnologias educacionais, Conceito: processos de validação e Contexto: qualquer nível educacional na área da saúde). Foram incluídas nessa revisão uma amostra final de 214 trabalhos que representaram uma predominância de estudos na área de enfermagem (86%), publicados no Brasil (92%) e uso de manuais educativos (43%) como tecnologia educacional, baseando-se na Psicometria de Pasquali (16,2%) como referencial teórico de validação. A crescente validação e uso de tecnologias educacionais na saúde denota a busca por melhorias do processo educacional, todavia identificaram-se falhas no uso de referenciais teóricos para solidificar o rigor metodológico da validação. Sugere-se o aprimoramento na utilização de referenciais teóricos que coadunem com o rigor metodológico necessário ao processo de validação. |
dc.creator | Alexandy Michel Dantas Santos, Ezequiel Benigno Resende, Lannuzya Veríssimo e Oliveira, Cícera Renata Diniz Vieira Silva, Rayssa Horacio Lopes, Daniele Vieira Dantas e Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador |
dc.created | 2024-06-25 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18040/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2091 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Estudo de validação |