Validação de Tecnologias Educacionais na Área da Saúde: uma Revisão de Escopo

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18040

dc.type Text
dc.title Validação de Tecnologias Educacionais na Área da Saúde: uma Revisão de Escopo
dc.description  A tecnologia educacional é reconhecida como uma ferramenta sistemática, planejada e desenvolvida com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizado, porém ela deve ser submetida a um processo de validação prévio ao seu uso prático educacional. O objetivo deste artigo é mapear o processo de validação de tecnologias educacionais na área da saúde. A revisão de escopo utilizando o referencial metodológico do Joanna Brigss Institute, realizou-se em dezembro de 2021 e atualizada em dezembro de 2022 em sete bases de dados revisadas por pares, a partir do acrônimo PCC (População: tecnologias educacionais, Conceito: processos de validação e Contexto: qualquer nível educacional na área da saúde). Foram incluídas nessa revisão uma amostra final de 214 trabalhos que representaram uma predominância de estudos na área de enfermagem (86%), publicados no Brasil (92%) e uso de manuais educativos (43%) como tecnologia educacional, baseando-se na Psicometria de Pasquali (16,2%) como referencial teórico de validação. A crescente validação e uso de tecnologias educacionais na saúde denota a busca por melhorias do processo educacional, todavia identificaram-se falhas no uso de referenciais teóricos para solidificar o rigor metodológico da validação. Sugere-se o aprimoramento na utilização de referenciais teóricos que coadunem com o rigor metodológico necessário ao processo de validação.  
dc.creator Alexandy Michel Dantas Santos, Ezequiel Benigno Resende, Lannuzya Veríssimo e Oliveira, Cícera Renata Diniz Vieira Silva, Rayssa Horacio Lopes, Daniele Vieira Dantas e Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador
dc.created 2024-06-25
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18040/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2091
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Estudo de validação
© Canal CECIERJ 2024