- Título: Precisão e Confiabilidade do ChatGPT na Percepção de Estudantes da Graduação EaD
- Autor(es): Alba Loiola, Andreia Santos Sachete, Roges Horacio Grandi e Raquel Salcedo Gomes
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 26/04/2024
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2111
- Código do Recurso: 18044
- Descrição: Este estudo teve como objetivo identificar a percepção de estudantes de graduação sobre o uso da ferramenta ChatGPT, considerando a exatidão das respostas, a confiabilidade, seu potencial de aprendizagem e aplicações profissionais. Para isso, foi proposta uma atividade para estudantes de graduação que cursaram a disciplina Métodos e Técnicas de Estudo na modalidade à distância, vinculados a uma instituição de ensino superior particular situada na Baixada Fluminense, na cidade do Rio de Janeiro. A oferta da disciplina é feita em todos os cursos de graduação ao longo do terceiro período. A atividade desenvolvida consistia em utilizar a ferramenta para responder a conceitos teóricos em sua área de atuação e, em seguida, responder a um questionário com perguntas discursivas sobre a ferramenta. Obteve-se um total de 47 respostas, que foram investigadas à luz da análise qualitativa do conteúdo. Como resultado, observou-se que os respondentes percebem a utilidade da ferramenta, mas identificam questões de natureza ética relacionadas ao seu uso, assim como possíveis desafios no que tange ao desenvolvimento da aprendizagem.
© Canal CECIERJ 2024