“Cultura Maker para Educadores”: um Projeto de Curso Híbrido Baseado em MOOC

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18047

  • Título: “Cultura Maker para Educadores”: um Projeto de Curso Híbrido Baseado em MOOC
  • Autor(es): Fabiana Andrade e Livia Chagas Félix
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 08/04/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2123
  • Código do Recurso: 18047
  • Descrição: O crescimento da Cultura Maker na educação e implementação de Laboratórios Maker em algumas escolas tem proporcionado uma demanda para formação continuada de professores. O objetivo desta pesquisa é descrever o desenvolvimento do projeto de um curso híbrido baseado em MOOC para educadores. O curso tem como metas introduzir a Cultura Maker e destacar suas potencialidades na educação, apresentar as principais ferramentas e equipamentos, ilustrar noções de funcionamento, exemplificar suas aplicações voltadas ao ensino e aplicar os conhecimentos adquiridos à prática em sala de aula. A metodologia de desenvolvimento do projeto do curso foi baseada no modelo ADDIE. O resultado é um curso que une teoria à prática em momentos presenciais e online, e que pode contribuir para a formação de professores de diversas áreas e para o campo de pesquisa ainda recente no Brasil dos MOOC híbridos. 
© Canal CECIERJ 2025