“Cultura Maker para Educadores”: um Projeto de Curso Híbrido Baseado em MOOC

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18047

dc.type Text
dc.title “Cultura Maker para Educadores”: um Projeto de Curso Híbrido Baseado em MOOC
dc.description O crescimento da Cultura Maker na educação e implementação de Laboratórios Maker em algumas escolas tem proporcionado uma demanda para formação continuada de professores. O objetivo desta pesquisa é descrever o desenvolvimento do projeto de um curso híbrido baseado em MOOC para educadores. O curso tem como metas introduzir a Cultura Maker e destacar suas potencialidades na educação, apresentar as principais ferramentas e equipamentos, ilustrar noções de funcionamento, exemplificar suas aplicações voltadas ao ensino e aplicar os conhecimentos adquiridos à prática em sala de aula. A metodologia de desenvolvimento do projeto do curso foi baseada no modelo ADDIE. O resultado é um curso que une teoria à prática em momentos presenciais e online, e que pode contribuir para a formação de professores de diversas áreas e para o campo de pesquisa ainda recente no Brasil dos MOOC híbridos. 
dc.creator Fabiana Andrade e Livia Chagas Félix
dc.created 2024-04-08
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18047/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2123
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject EaD
© Canal CECIERJ 2025