Educação a Distância e o Curso de Educação Física: Desafios dos Discentes para com a Prática

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  • Título: Educação a Distância e o Curso de Educação Física: Desafios dos Discentes para com a Prática
  • Autor(es): Lucas Vitor Baumgärtner
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 10/10/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2125
  • Código do Recurso: 18049
  • Descrição: Com o passar do tempo, a internet tem ganhado cada vez mais espaço no mundo, não sendo diferente para o meio educacional. Atualmente, os cursos de EAD combinam várias TIC para o discente poder estudar. No currículo do curso de Educação Física licenciatura e bacharelado, existe uma proporção altíssima de demanda prática (derivado de estágios obrigatórios, disciplinas específicas como: natação, futebol, voleibol, anatomia humana, jogos e brincadeiras, danças, lutas etc.), sendo dificultosa e menos exitosa aplicando-se em uma modalidade EAD ou híbrida (semi-presencial). Sendo assim, este artigo teve como objetivo analisar as possíveis implicações que a falta de prática pedagógica traz para os discentes do curso de Educação Física licenciatura e bacharelado na modalidade EAD. A pesquisa classifica-se em sua abordagem como qualitativa, de natureza aplicada, com objetivo exploratório por meio de uma pesquisa de campo. Utilizou-se um questionário aberto e fechado como instrumento para geração dos dados. Como resultados, podemos ressaltar que a falta de prática pedagógica e a falta de carga horária presencial afeta diretamente o rendimento futuro no campo de atuação profissional destes sujeitos. E, o que faz um aluno optar pelo EAD ao invés do presencial é diretamente a relação entre tempo e dinheiro, ou melhor, valor acessível e tempo variável.  
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