Proposta e Avaliação de um MOOC Híbrido para o Desenvolvimento da Escrita Científica

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18053

  • Título: Proposta e Avaliação de um MOOC Híbrido para o Desenvolvimento da Escrita Científica
  • Autor(es): Maria Madalena Alves, José Roberto Lima, Cynthia Pinheiro Santiago, José Wally Menezes e Francisco José Aquino
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 12/04/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2132
  • Código do Recurso: 18053
  • Descrição:  A produção textual é uma prática rotineira que exige clareza quanto aos aspectos que envolvem a sua elaboração. No entanto, tem-se percebido dificuldades por parte dos alunos durante a escrita científica, onde a maioria apresenta dúvidas quanto aos gêneros, procedimentos e convenções acadêmicas. A fim de minimizar este problema, neste artigo apresentamos o processo de desenvolvimento, aplicação e avaliação de um MOOC intitulado ?Introdução à Pesquisa em Informática?, cuja elaboração baseou-se no modelo ADDIE, tendo sido avaliado nas turmas de Metodologia do Trabalho Científico e de Pesquisa em Computação de um curso de Bacharelado em Ciência da Computação por meio de um estudo de caso. Para a avaliação, utilizou-se o modelo ARCS - que verifica a motivação dos alunos através dos níveis autorrelatados de Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação ? e a técnica Affect Grid, que avalia os sentimentos hedônicos despertados durante o curso. Os resultados obtidos mostraram bons níveis de motivação dos alunos em relação ao MOOC e sentimentos hedônicos positivos, indicando uma boa experiência de uso do MOOC. 
© Canal CECIERJ 2024