Proposta e Avaliação de um MOOC Híbrido para o Desenvolvimento da Escrita Científica

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18053

dc.type Text
dc.title Proposta e Avaliação de um MOOC Híbrido para o Desenvolvimento da Escrita Científica
dc.description  A produção textual é uma prática rotineira que exige clareza quanto aos aspectos que envolvem a sua elaboração. No entanto, tem-se percebido dificuldades por parte dos alunos durante a escrita científica, onde a maioria apresenta dúvidas quanto aos gêneros, procedimentos e convenções acadêmicas. A fim de minimizar este problema, neste artigo apresentamos o processo de desenvolvimento, aplicação e avaliação de um MOOC intitulado ?Introdução à Pesquisa em Informática?, cuja elaboração baseou-se no modelo ADDIE, tendo sido avaliado nas turmas de Metodologia do Trabalho Científico e de Pesquisa em Computação de um curso de Bacharelado em Ciência da Computação por meio de um estudo de caso. Para a avaliação, utilizou-se o modelo ARCS - que verifica a motivação dos alunos através dos níveis autorrelatados de Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação ? e a técnica Affect Grid, que avalia os sentimentos hedônicos despertados durante o curso. Os resultados obtidos mostraram bons níveis de motivação dos alunos em relação ao MOOC e sentimentos hedônicos positivos, indicando uma boa experiência de uso do MOOC. 
dc.creator Maria Madalena Alves, José Roberto Lima, Cynthia Pinheiro Santiago, José Wally Menezes e Francisco José Aquino
dc.created 2024-04-12
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18053/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2132
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject MOOC
© Canal CECIERJ 2024