Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18053
dc.type | Text |
dc.title | Proposta e Avaliação de um MOOC Híbrido para o Desenvolvimento da Escrita Científica |
dc.description | A produção textual é uma prática rotineira que exige clareza quanto aos aspectos que envolvem a sua elaboração. No entanto, tem-se percebido dificuldades por parte dos alunos durante a escrita científica, onde a maioria apresenta dúvidas quanto aos gêneros, procedimentos e convenções acadêmicas. A fim de minimizar este problema, neste artigo apresentamos o processo de desenvolvimento, aplicação e avaliação de um MOOC intitulado ?Introdução à Pesquisa em Informática?, cuja elaboração baseou-se no modelo ADDIE, tendo sido avaliado nas turmas de Metodologia do Trabalho Científico e de Pesquisa em Computação de um curso de Bacharelado em Ciência da Computação por meio de um estudo de caso. Para a avaliação, utilizou-se o modelo ARCS - que verifica a motivação dos alunos através dos níveis autorrelatados de Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação ? e a técnica Affect Grid, que avalia os sentimentos hedônicos despertados durante o curso. Os resultados obtidos mostraram bons níveis de motivação dos alunos em relação ao MOOC e sentimentos hedônicos positivos, indicando uma boa experiência de uso do MOOC. |
dc.creator | Maria Madalena Alves, José Roberto Lima, Cynthia Pinheiro Santiago, José Wally Menezes e Francisco José Aquino |
dc.created | 2024-04-12 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18053/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2132 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | MOOC |