- Título: Avaliação do Desempenho dos Cursos de Licenciatura em Geografia das Principais Cidades das Mesorregiões do São Francisco e Sertão Pernambucano
- Autor(es): Werica Karen de Souza Alcantara, Luciana Freitas de Oliveira França, Bruno Renato Cunha da Hora e Roxana Braga de Andrade Teles
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 09/05/2024
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2137
- Código do Recurso: 18056
- Descrição: O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é o órgão responsável pelas avaliações do Ensino Superior no Brasil, por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). A partir dos resultados dessas avaliações é possível mensurar o desempenho das instituições de Ensino Superior, como forma de se pensar em melhores tomadas de decisões para formação superior. Diante dessa ferramenta avaliativa, o presente artigo tem como objetivo avaliar o desempenho dos cursos de Geografia inseridos nas principais cidades das Mesorregiões do São Francisco e Sertão Pernambucano nos anos de 2017 e 2021. Como procedimentos metodológicos, destacaram-se: levantamento dos cursos de Geografia nas cidades de Petrolina, Araripina, Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada e Floresta; e avaliação das medidas de tendência central e de dispersão das notas do Enade, especificamente o parâmetro Formação Geral e Conhecimento Específico entre os anos de 2017 e 2021. Verificou-se ainda a ocorrência de variação significativa nas notas das edições de 2017 e 2021 por meio de teste de inferência estatística. O curso de Geografia é ofertado em diversas cidades das Mesorregiões do São Francisco e Sertão Pernambucano, sendo em sua maioria na modalidade de Educação à Distância de caráter público, privado e especial (autarquias municipais). Quanto às medidas de tendência central e de dispersão das notas dos componentes Formação Geral e Conhecimento Específico do ano de 2017 e 2021, verificou-se homogeneidade das notas das instituições, não apresentando diferenças perceptíveis. Observou-se ainda uma queda significativa no desempenho das instituições na edição de 2021. Esta queda ocorreu nas notas de Formação Geral, o que indica maior dificuldade dos estudantes de geografia nas habilidades de produção e interpretação textual.
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