Chatbots no Ensino de Física: Possibilidades e Desafios

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18057

  • Título: Chatbots no Ensino de Física: Possibilidades e Desafios
  • Autor(es): Larissa Domingues Cugler Funaki e Marcio Vinicius Corrallo
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 25/04/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2142
  • Código do Recurso: 18057
  • Descrição: Diante dos avanços do uso de tecnologias no contexto educacional, especialmente a Inteligência Artificial, é importante desenvolver estudos reflexivos sobre aceitação, expectativas e potenciais obstáculos para a implementação dessas tecnologias por professores e futuros professores. Nesse sentido, este trabalho buscou mapear as Representações Sociais de um grupo de estudantes de licenciatura em física sobre o uso de chatbot em apoio ao ensino. Utilizou-se como aporte teórico-metodológico a Teoria do Núcleo Central. Buscando maior suporte no mapeamento das representações dos estudantes, optou-se pela análise de questionário, análise prototípica e análise de similitude. Os resultados apontaram uma valorização da ferramenta, talvez pensando em situações do cotidiano; entretanto, notou-se uma hesitação no uso da ferramenta para o ensino de física. O estudo apontou a necessidade de maior debate sobre a temática nos cursos de formação de professores, visando a consolidação de representações envolvendo o chatbot e proposições pedagógicas.
© Canal CECIERJ 2024