Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18057
dc.type | Text |
dc.title | Chatbots no Ensino de Física: Possibilidades e Desafios |
dc.description | Diante dos avanços do uso de tecnologias no contexto educacional, especialmente a Inteligência Artificial, é importante desenvolver estudos reflexivos sobre aceitação, expectativas e potenciais obstáculos para a implementação dessas tecnologias por professores e futuros professores. Nesse sentido, este trabalho buscou mapear as Representações Sociais de um grupo de estudantes de licenciatura em física sobre o uso de chatbot em apoio ao ensino. Utilizou-se como aporte teórico-metodológico a Teoria do Núcleo Central. Buscando maior suporte no mapeamento das representações dos estudantes, optou-se pela análise de questionário, análise prototípica e análise de similitude. Os resultados apontaram uma valorização da ferramenta, talvez pensando em situações do cotidiano; entretanto, notou-se uma hesitação no uso da ferramenta para o ensino de física. O estudo apontou a necessidade de maior debate sobre a temática nos cursos de formação de professores, visando a consolidação de representações envolvendo o chatbot e proposições pedagógicas. |
dc.creator | Larissa Domingues Cugler Funaki e Marcio Vinicius Corrallo |
dc.created | 2024-04-25 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18057/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2142 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Ensino de física |