Persona, uma Ferramenta do Marketing Digital nas Metodologias de Ensino: Segmentar para Valorizar as Diferenças

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18058

  • Título: Persona, uma Ferramenta do Marketing Digital nas Metodologias de Ensino: Segmentar para Valorizar as Diferenças
  • Autor(es): Marcia Magno Lessa
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 14/06/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2147
  • Código do Recurso: 18058
  • Descrição:  A Personalização do Ensino, método apontado como uma das mais fortes tendências da Educação contemporânea, visa uma série de estratégias pedagógicas, voltadas a promover o desenvolvimento dos estudantes de maneira individualizada, levando em consideração que os alunos aprendem de formas e em ritmos diferentes e que também são diversos seus conhecimentos prévios, competências e interesses. O que essa pesquisa propõe é uma adaptação da ferramenta Persona, utilizada com sucesso no marketing digital para aproximar as empresas de seu público-alvo, para o campo da Educação, contribuindo com a divulgação e implementação da Personalização do Ensino. Para tal, utiliza uma abordagem qualitativa a partir de revisão bibliográfica narrativa, fazendo análises de alguns conceitos multidisciplinares do marketing digital, da psicologia e da pedagogia para demonstrar a viabilidade e relevância da proposta. O artigo demonstra que a utilização da ferramenta Persona pode contribuir para a inovação no campo das metodologias de ensino, tanto em termos de práticas pedagógicas quanto no desenvolvimento de novas abordagens para a aprendizagem telemática, impactando o relacionamento aluno-professor com o planejamento do ensino direcionado e processos de avaliação personalizados. Portanto é possível acessar informações relevantes e utilizar técnicas mais inclusivas que tornem o ambiente de ensino mais isonômico e atraente.
© Canal CECIERJ 2024