Estudo de Avaliabilidade de Cursos a Distância para Prevenção e Controle do Sobrepeso e Obesidade na Atenção Primária à Saúde

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  • Título: Estudo de Avaliabilidade de Cursos a Distância para Prevenção e Controle do Sobrepeso e Obesidade na Atenção Primária à Saúde
  • Autor(es): Claudia Flemming Colussi, Deise Warmling, Dalvan Antônio de Campos, Carolina Abreu Henn de Araújo, Elza Berger Salema Coelho e Sheila Rubia Lindner
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 17/10/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2153
  • Código do Recurso: 18061
  • Descrição: Para qualificar a atenção nos serviços de atenção primária em relação ao sobrepeso e obesidade no Brasil, foram oferecidos cursos autoinstrucionais e de especialização a profissionais da saúde da atenção primária, em nível nacional. O objetivo deste estudo foi desenvolver um processo avaliativo das ofertas educacionais a distância para prevenção e controle do sobrepeso e obesidade por meio de um estudo de avaliabilidade, seguindo a metodologia de Thurston & Ramaliu. Foram construídos e validados modelos avaliativos em oficinas de trabalho e consenso, resultando em duas matrizes avaliativas - uma para o curso autoinstrucional e outra para a especialização. Os dados primários foram obtidos de estudantes, tutores e coordenação de curso. O modelo avaliativo gerou indicadores e medidas que possibilitam aprimorar as ações educacionais na modalidade a distância, estimulando a cultura de avaliação das ofertas educacionais.
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