Estratégias de Ensinagem e Hibridismo – Análise, Desenvolvimento e Aplicação

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  • Título: Estratégias de Ensinagem e Hibridismo – Análise, Desenvolvimento e Aplicação
  • Autor(es): Alcina Maria Barcellos de Melo e Macedo e Ramony Maria da Silva Reis Oliveira
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 05/09/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2156
  • Código do Recurso: 18063
  • Descrição: Os períodos peri- e pós-pandemia de COVID-19 revelaram fragilidades do sistema educacional brasileiro destacando a necessidade de desenvolvimento de metodologias inovadoras para se adaptar ao ?novo normal? e integrar a era digital às práticas escolares. Este trabalho teve por objetivo desenvolver estratégias de ensinagem hibridizadas para potencializar a aprendizagem de alunos do Ensino Médio Integrado. As principais técnicas e ferramentas de coleta e análise de dados utilizadas foram a Pesquisa Bibliográfica, a Entrevista Semiestruturada, as Análises Documental e de Conteúdo. O trabalho incluiu o levantamento teórico e a escolha das estratégias de ensinagem a serem hibridizadas, bem como a construção dos respectivos modelos de hibridização. O projeto piloto ocorreu em turma do Curso Técnico de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG). A escolha da turma foi baseada em critérios estabelecidos pelo professor aplicador que decidiu participar após reunião com a pesquisadora principal. O modelo de hibridização (Tempestade Cerebral) escolhido, adaptado e utilizado foi definido pelo professor aplicador a partir das necessidades docentes, das especificidades da turma e dos recursos didáticos disponíveis. A aplicação ocorreu sem percalços, sendo o direcionamento do professor decisivo para isto. A partir dos relatos obtidos na entrevista, evidencia-se a preponderância do papel do professor na compreensão das possibilidades que podem ser vislumbradas com a implementação de estratégias de ensinagem em uma metodologia híbrida. Destaca-se o comprometimento e a decisiva atuação do professor aplicador no sentido de motivar os alunos a participarem de forma ativa e corresponsável.  
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